Quarta-feira, 23 de Abril de 2008

O que é um Baldaquino?

Talvez já se tenha deparado com expressões como Baldaquino, Guadamecil ou Mísula enquanto lia o Blog da Charola e ficado na dúvida. Aqui se explica o que cada um deles significa exactamente.

Baldaquino: Elemento em talha dourada que encima as esculturas da Charola.



Guadamecil: Técnica decorativa que combina a douragem, pintura e gravura sobre cabedal. De origem árabe, é introduzida na Península Ibérica pelos povos invasores muçulmanos na Idade Média. Apesar da designação de cabedal dourado, o cabedal era revestido com folha de prata de lei. Só muito excepcionalmente se encontram guadamecis com folha de ouro. Tal é o caso da Charola. 

É importante mencionar que os guadamecis são raros em Portugal e que a grande maioria é do século XVIII. Apesar de muito alterados, os existentes na coluna 5 da Charola são, muito provavelmente, os guadamecis mais antigos conhecidos em Portugal e que ainda se mantêm no local de origem.




Mísula: Elemento em madeira dourada que se encontra sob as esculturas da Charola.



Embora a função primeira de uma mísula seja a de suportar uma escultura no caso da Charola elas são puramente decorativas pois as esculturas são penduradas imediatamente abaixo dos baldaquinos.


publicado por Equipa SAPO às 17:28
link do post | comentar | favorito

Equipa de Restauro







Parceiros

Ligações

Arquivos

Maio 2009

Abril 2009

Janeiro 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Subscrever feeds