Segunda-feira, 5 de Maio de 2008

Os dias correm no seu ritmo...

A Charola, lentamente e com muito empenho, renova-se e reaparece-nos cuidada, rejuvenescida, próxima daquilo que foi na sua origem, no entanto respeitando o seu tempo no nosso tempo.

Haverá quem pergunte porque são tão visíveis as lacunas do arco triunfal.

Haverá quem não perceba porque ficaram os blocos em pedra com a pedra tão à vista.

Haverá quem ache que deveria ter sido feito mais.

Mas como podemos fazer o que não conhecemos? Como poderíamos inventar o que lá não se via? O princípio da conservação e restauro de pintura mural tem uma ética que foi respeitada - não existe, não se sabe com era , não se faz. Foi isso que fizemos ou melhor, que não fizemos, fazendo muito.

Quem se perguntar porque não foi feito, observe bem as imagens do arco antes da intervenção e perceberá porque foi escolhido este critério.

                           

Terminamos os registos superiores de 5 tramos desta empreitada esta semana. Na próxima terça feira, depois da visita do IGESPAR, os andaimes vão ser desmontados até meio. Depois, sobem-se as esculturas, que têm estado guardadas no andaime do tramo 10, montam-se os baldaquinos e as mísulas e continua-se a desmontar o andaime.

Resta-nos o piso térreo para terminar.

                               

Vai ser estranho não voltar lá acima, possivelmente nunca mais, pelo menos a estes 5 tramos. Nunca mais ver as bonitas aplicações em cera das vestes do homem dos sinos ou o passarinho na gaiola do homem da direita, na pintura do tramo 6. Aqueles pequenos detalhes que foram feitos mesmo sabendo que não iriam ser vistos cá de baixo e no entanto estão lá.


Foi um privilégio tê-los tão perto durante 6 meses, poder tratar deles e trazê-los de volta do pó dos tempos e dos vernizes antigos que os escureciam, esquecendo-os.
publicado por Equipa SAPO às 14:25
link do post | comentar | favorito

Equipa de Restauro







Parceiros

Ligações

Arquivos

Maio 2009

Abril 2009

Janeiro 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Subscrever feeds