Segunda-feira, 19 de Maio de 2008

Mais respostas para mais dúvidas

No último post, a visitante Isabel O Dias apontava para uma questão importante e que já foi anteriormente falada neste blog. Alguns termos que são usados, tanto nos textos como nos vídeos, não são explicados concretamente. A visitante Isabel referia especificamente dois: tramo e destacamento. Ficam aqui, então, as explicações:

 

 

Destacamentos – Quando Sandra Alves fala em destacamentos refere-se ao mau estado de conservação da pintura que levaram a que partes da camada cromática se apresentassem destacadas do seu suporte – isto é, a pintura separava-se do muro que lhe serve de suporte.

Tal situação obrigou à primeira e mais importante parte desta intervenção, a fixação (colagem) da camada cromática, porque sem isso era de todo impossível realizar qualquer acção sobre a pintura porque a perderíamos totalmente.

 

 

Tramos – A Charola é centrada por um tambor octogonal onde são representados dezasseis anjos (dois em cada face) com objectos da Paixão. A cada face do tambor central correspondem duas faces no deambulatório exterior, apresentando este dezasseis faces ou tramos. Cada tramo será assim a porção de parede/muro que vai do arranque da abóbada ao chão. Estes dezasseis tramos foram, por facilidade de documentação, numerados de 1 a 16 sendo o nº 1 o primeiro à direita de quem entra na Charola pelo grande arco e os nº 15 e 16 os que estão sobre o referido arco. Estes dois são os únicos não completos porque a sua área inferior foi cortada pela construção do arco de ligação à Igreja.

 

Cada tramo é dividido em três áreas ou registos – superior, intermédio e inferior. O registo superior é ocupado pelas grandes composições murais com a representação da vida de Cristo e as dores de sua Mãe – os tramos pares – e pelos janelões envoltos por peças de estuque moldado – os tramos impares.

 

Esta ordem apenas é alterada nos tramos 13 e 15 que apresentam pintura. Tal se deve ao entaipamento das originais janelas.

O registo médio é ocupado pela pintura sobre madeira e o registo inferior apresenta as pequenas capelas térreas excepto os tramos 1 e 14 – grandes capelas de maior profundidade – tramo 9 que é ocupado por um túmulo, tramo 7 com janelão – original entrada da Charola – e os tramos 6 e 8 que ostentam portas de acesso, respectivamente, à torre sineira e claustro do Cemitério. Como foi já referido os tramos 15 e 16 não possuem registo inferior.

publicado por Equipa SAPO às 15:04
link | comentar | favorito
1 comentário:
De emília nogueiro a 19 de Maio de 2008
Viva!

muitos parabéns pelo blog! está interessantíssimo, vim cá ter através do http://patrimonios.blog.com/

hei-de voltar!

cumprimentos

Comentar post

Ligações

Arquivos

Maio 2009

Abril 2009

Janeiro 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Subscrever feeds