Quarta-feira, 11 de Junho de 2008

Mais uma pergunta respondida

Nuno da Mata Almeida, visitante do blog, comentou no post anterior:

 

«Em primeiro lugar, parabéns pelo excelente trabalho!

O restauro que é feito directamente sobre a pedra, tem uma durabilidade de quanto tempo?

A minha pergunta prende-se pelo facto de a cidade de Tomar ser extremamente húmida no Inverno, e do facto de o trabalho ser realizado directamente na pedra, que não é propriamente o material mais permeável à condensação.»

 

Antes de mais o nosso obrigado pelos parabéns!

Relativamente à durabilidade é impossível dar-lhe uma resposta exacta.

 

 Sendo a pintura da Charola executada directamente (ainda podemos usar o adorável c, é aproveitar) sobre a pedra nunca poderíamos, na nossa intervenção, alterar tal facto. Mas apesar da humidade que refere, que é real e facilmente sentida, tal não é factor determinante na conservação das pinturas.

 

A Charola, devido a uma grande inteligência construtiva, apresenta sempre uma temperatura constante de 21/ 22 graus centígrados. Durante a nossa intervenção realizámos um controle constante da temperatura e humidade da área intervencionada e confirmámos tal dados – a humidade varia consoante as alterações atmosféricas mas a temperatura é constante. Ambas são insensíveis à nossa presença, que chegou a ser de 16 pessoas mais a enorme estrutura de andaimes, assim como aos pontos de luz, de 500 W, necessários à execução do trabalho.

 

Estando a pintura ambientada a tal situação grave seria a abolição total da humidade.

Talvez tenha visto o Roma do Fellini. Há aí uma cena que, apesar da rapidez cinematográfica, ilustra bem a consequência de uma rápida alteração atmosférica sobra as pinturas murais – é quando, durante a construção do metro, são descobertas pinturas murais romanas que rapidamente adquirem um véu branco quando expostas, isto é, quando lhes é alterado o seu ambiente natural.

 

Espero que continue a visitar o nosso blog e, principalmente, que visite a Charola.

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publicado por Equipa SAPO às 10:16
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1 comentário:
De Nuno da Mata Almeida a 12 de Junho de 2008 às 23:32
Obrigado pela vossa explicação.

Não vi o Roma de Fellini, mas percebo perfeitamente o que querem ilustrar. No entanto, fiquei com a seguinte dúvida: Se a humidade é um elemento intrínseco ao ambiente natural das pinturas, qual o principal (ou principais...) factor(es) da deterioração das pinturas ao longo do tempo, que implicou as sucessivas intervenções?

Obrigado mais uma vez,
--Nuno

P.S.: Tive o prazer de visitar o Convento de Cristo há 2 semanas, e apesar de não poder observar o vosso trabalho mais de perto (por causa da barreira), é claramente evidente a espectacularidade da Charola e o valor que o vosso trabalho trouxe à beleza da Charola. É incompreensível que o Convento de Cristo não seja considerado uma das 7 Maravilhas de Portugal. Porque o é. Mas a minha naturalidade faz me de mim suspeito... ;-)

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