Quinta-feira, 27 de Março de 2008

Historial dos Trabalhos

Por estes meses a Charola do Convento de Cristo tem estado ocupada por andaimes. Os trabalhos de restauro desta igreja templária começaram em 2007 e ainda duram. Tudo para dar uma nova cor a este monumento.


A Charola é uma igreja construída no século XII, pelos Templários e faz parte do conjunto patrimonial do Convento de Cristo, classificado Monumento Nacional em 1907 e Património da Humanidade, pela Unesco, em 1983.


Do exterior, a igreja mostra-se como um polígono de 16 faces, mas no seu interior a Charola tem, ao centro, uma estrutura octogonal com arcos e está rodeada por uma galeria mais larga, o deambulatório. Sofreu modificações durante o reinado de D. Manuel I, com a abertura do Arco triunfal para Ocidente, e com o acrescento de novas pinturas e esculturas.


A Mesquita de Omar e a Igreja do Sagrado Sepulcro, ambas em Jerusalém, são apontadas normalmente como modelos para a Charola.


No Convento de Cristo, bem como no castelo, podem encontrar-se exemplos de vários estilos arquitectónicos e a Charola não escapa a essa diversidade. Nela encontram-se traços de uma arquitectura Românica, relacionado com os templários, mas também esculturas e decorações de estilo Gótico tardio e Manuelino.


Em 1988 foram montados uns andaimes de madeira para que se procedesse a uma análise da situação e também a pequenos trabalhos de restauro. Devido a esses trabalhos o acesso dos visitantes à Charola foi impossível até 1999.


Actualmente a equipa de conservação encontra-se a trabalhar no restauro de vários tramos da Charola, o nome dado às várias faces do deambulatório, e do Arco Triunfal. Nos últimos sábados de cada mês existem visitas guiadas onde se poderá perceber melhor o restauro a que este monumento está a ser sujeito e também observar zonas da Charola que só subindo às alturas nos andaimes se podem ver em pormenor.

publicado por Equipa SAPO às 17:42
link | comentar | favorito
1 comentário:
De Anónimo a 28 de Março de 2008
fixe

Comentar post

Ligações

Arquivos

Maio 2009

Abril 2009

Janeiro 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Subscrever feeds