Quinta-feira, 27 de Março de 2008

Historial dos Trabalhos

Por estes meses a Charola do Convento de Cristo tem estado ocupada por andaimes. Os trabalhos de restauro desta igreja templária começaram em 2007 e ainda duram. Tudo para dar uma nova cor a este monumento.


A Charola é uma igreja construída no século XII, pelos Templários e faz parte do conjunto patrimonial do Convento de Cristo, classificado Monumento Nacional em 1907 e Património da Humanidade, pela Unesco, em 1983.


Do exterior, a igreja mostra-se como um polígono de 16 faces, mas no seu interior a Charola tem, ao centro, uma estrutura octogonal com arcos e está rodeada por uma galeria mais larga, o deambulatório. Sofreu modificações durante o reinado de D. Manuel I, com a abertura do Arco triunfal para Ocidente, e com o acrescento de novas pinturas e esculturas.


A Mesquita de Omar e a Igreja do Sagrado Sepulcro, ambas em Jerusalém, são apontadas normalmente como modelos para a Charola.


No Convento de Cristo, bem como no castelo, podem encontrar-se exemplos de vários estilos arquitectónicos e a Charola não escapa a essa diversidade. Nela encontram-se traços de uma arquitectura Românica, relacionado com os templários, mas também esculturas e decorações de estilo Gótico tardio e Manuelino.


Em 1988 foram montados uns andaimes de madeira para que se procedesse a uma análise da situação e também a pequenos trabalhos de restauro. Devido a esses trabalhos o acesso dos visitantes à Charola foi impossível até 1999.


Actualmente a equipa de conservação encontra-se a trabalhar no restauro de vários tramos da Charola, o nome dado às várias faces do deambulatório, e do Arco Triunfal. Nos últimos sábados de cada mês existem visitas guiadas onde se poderá perceber melhor o restauro a que este monumento está a ser sujeito e também observar zonas da Charola que só subindo às alturas nos andaimes se podem ver em pormenor.

publicado por Equipa SAPO às 17:42
link | favorito
De Anónimo a 28 de Março de 2008
fixe
Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Ligações

Arquivos

Maio 2009

Abril 2009

Janeiro 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Subscrever feeds